sexta-feira, 19 de março de 2010

HAITI





O DIA EM QUE TERRA PAROU E O HAITI TREMEU.

Um forte terremoto de magnitude 7 devastou o Haiti às 16h53 do dia 12 de janeiro, hora local -19h53 de Brasília. O epicentro foi a poucos quilômetros da capital, Porto Príncipe.
A situação humanitária do país, o mais pobre das Américas, é caótica. Pelo menos 200 mil pessoas morreram, 300 mil ficaram feridas, 4 mil foram amputadas. Há um milhão de desabrigados. Até agora, foram confirmadas as mortes de pelo menos 21 brasileiros -18 deles militares das forças de paz da ONU, além do diplomata Luiz Carlos da Costa, segundo homem da missão, da médica e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, e de uma mulher com dupla nacionalidade, cuja identidade não foi divulgada a pedido da família.
apital destruída
A capital, Porto Príncipe, teve vários prédios destruídos.
Cadáveres foram enterrados em valas comuns ou pelas próprias famílias. Comida, água e medicamentos escasseiam.
Há o temor de que a situação de segurança fuja de controle, com a falta de água e comida estimulando saques. Também já há relato da ação de gangues armadas e de saqueadores. Haitianos desesperados brigam por comida ou tentam deixar o país.
Vários países, liderados pelos EUA, já realizam as operações de ajuda ao país, com envio de pessoal, equipamentos, alimento e dinheiro.

O homem de 28 anos foi encontrado nos destroços de um mercado onde vendia arroz, disse a família dele a uma equipe médica do hospital de campo da Universidade de Miami, segundo a CNN. Muito magro, ele sofre com uma grave desidratação e desnutrição, mas segundo um correspondente da emissora, aparentemente não apresenta ferimentos graves.O sobrevivente teria relatado aos médicos que alguém estava lhe levando água enquanto estava soterrado, mas a equipe também informou que ele parecia confuso, conforme a CNN.

Naomi Campbell e Lotus arrecadam 1,4 milhão de euros para vítimas do Haiti.

Lotus divulgou que arrecadou 1,4 milhão de euros ( equivalente a R$ 3,37 milhões) com o leilão de oito exemplares exclusivos do Evora. A venda da edição limitada “Naomi for Haiti”, desenvolvida pelo designer Donato Coco em parceria com a modelo britânica, será revertida para a White Ribbon Aliance, umas das entidades que está trabalhando na reconstrução do Haiti. “Foi um grande prazer para a Lotus trabalhar com a Naomi e com a White Ribon Alliance nesta grande causa, estamos muito satisfeitos que esta parceria e que a generosidade dos nossos clientes tenha permitido angariar uma quantia tão significante para um povo que atravessa um período tão difícil”, afirmou Dany Bahar, CEO da fabricante britânica.